segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Retorno às aulas marca o fim extraoficial do verão:

retorno aos bancos escolares de milhões de estudantes significa início efetivo do ano para a maioria da população
As atividades de volta às aulas mobilizarão hoje o contingente de 1,1 milhão de estudantes, nas mais de 2,5 mil escolas da rede pública estadual. Em algumas regiões do Estado, por conta dos convênios de transporte escolar entre Estado e os municípios, as aulas tiveram início na última segunda-feira. Em Santa Cruz do Sul, além dos mais de 10 mil alunos da rede estadual, retornam também os 7 mil universitários da Unisc. Com isso, o veraneio se encerra para a maioria e o ano começa de forma efetiva.
Nos 18 municípios que compõem a 6ª CRE, o número de matriculados é de 37.540 e deve chegar a 40 mil com os retardatários. Para atender a essa demanda, a coordenadoria conta com 2,6 mil professores e 561 especialistas, incluindo supervisores, orientadores, diretores e vices.
Conforme o coordenador Valdomiro da Rocha, não há previsão de falta de professores. Ele admite, no entanto, que poderão ocorrer problemas pontuais. Como as matrículas se encerraram no dia 18, o Estado ainda está realizando a contratação de pessoal.
De acordo com o secretário de Educação do Estado, José Clóvis de Azevedo, o ano letivo de 2011 terá de novidades para os estudantes das escolas públicas estaduais, especialmente no que se refere ao papel dos jovens. “Queremos desenvolver a cultura do protagonismo juvenil no processo pedagógico. Incentivaremos a participação dos jovens em todas as instâncias, principalmente, nos grêmios estudantis, organizando sua representação para que possam manter um diálogo constante com todas as representações da comunidade escolar nas instituições de ensino”, explicou.
No que se refere aos recursos humanos, Azevedo esclareceu que estão sendo feitas contratações necessárias para o banco de cadastros temporário. “Já renovamos 17 mil contratos emergenciais e chamaremos mais dois ou três mil, conforme as necessidades provenientes das demandas de matrículas. Nosso objetivo é assegurar um início de ano letivo tranquilo, com professores dentro das salas de aula”, declarou. Atualmente a rede estadual conta com 77 mil professores ativos, entre concursados e contratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário